sábado, 12 de setembro de 2009

Mas báh tchê!!


Ontem estava conversando com a Renata por MSN. Ela é mineira e nossas conversas muitas vezes acabam nos rendendo boas risadas por conta da interpretação dos nossos "dialetos", principalmente do gauchês.

Eu disse pra ela que estava pensando em comprar um vestido de prenda pra Ana Clara. Obviamente ela me pergunta o que é um vestido de prenda! Respondo simplesmente que é uma pilcha... Após uma longa risada, ela me diz que "ficou no mesmo número", pois não tinha nem idéia do que era uma pilcha...

Sempre escuto pessoas de outros estados dizendo que falamos cantado. Sinceramente, não percebo. E até bem pouco tempo atrás eu sequer percebia que tinha sotaque!

Um vez minha amiga Déia e eu estávamos em Torres, que é uma praia que faz divisa com Santa Catarina, e entramos um pouco no estado pra comprar roupas. Devemos ter avançado apenas uns 100km, mas foi o suficiente pra gerar comentários no shopping.
Em uma loja, uma mulher pergunta: "Vcs são gaúchas?"
E eu respondo: "Báh, mas como é que tu percebeu?"
Ela riu e disse: "Por isso..."

Nesse momento eu percebi e não pude mais negar: tenho sotaque gauchês carregado!

Em uma comunidade no orkut em que eu participo, criamos até um tópico pra falar sobre nossos sotaques, e posso garantir que foram momentos de muita gargalhada em frente ao computador.

Principalmente com a Brunna, que até hoje não se conformou com o fato de chamarmos o pão francês de cacetinho.
"Ô tchê, tu me vê 8 cacetinho!" - pra quem não percebeu ainda, geralmente cacetinho não tem plural...
E quando falei pra Brunna que tem até cacetinho integral... hehehe


Faixa aqui em Esteio...

Gramática

No dialeto gauchês, as vogais são mais fÓrtÊs. Elas também possuem uma tonalidade mais anasalada. O A tem som de Âñ. É comum encontrar palavras em gauchês com mais de 1 sílaba tônica. A letra R também é mais forte, tendo o som de RRRRRRR, parecendo com o R espanhol. Os gaúchos de Porto Alegre também costumam falar cantado.



Mas tchê, se algum vivente não estiver em cima do laço pra fazer alguma coisa mais importante, se aprochega mais um pouco, te abanca e dá uma lida nesse dicionário de gauchês que é tri legal! Um baita divertimento!!! E não é coisa de papudo não! Tu vai te esgualepar de tanto rir...

Um comentário:

Dr. Marcilio disse...

fala muié!

desculpe minha ausencia, meu pai saiu da uti e estou ficando no hospital com ele.

prolongarei uma semana a mais o PD para vcs nao ficarem no prejuizo.

abraço