sábado, 28 de novembro de 2009

Velhos tempos, belos dias

Não deve ser só comigo! Acho que todos nós que tivemos a oportunidade de crescer na década de 80, acabamos vivenciando hoje um certo saudosismo com relação a muita coisa referente àquela época.

Lembro que eu chegava da escola, almoçava com meus avós, olhava Chaves e Chapolin Colorado e, depois de fazer os trabalhos da escola que precisavam ser feitos, corria pra rua. Ia brincar com meus amiguinhos no meio da rua. Brincávamos por horas, jogávamos bola, brincávamos de esconder... e acabava indo dormir cansada de tanto correr, brincar e desenhar no asfalto com pedaços de tijolos.

Naquela época não existia televisão à cabo (pelo menos não me lembro), mas nem era necessário, pois os programas infantis eram, de fato, feitos para crianças.

Hoje em dia, nem os desenhos animados parecem terem sido feitos pra crianças! Hanna Barbera tinha excelentes desenhos que com certeza faziam a nossa alegria!!! Eu poderia passar horas na companhia de Zé Colméia e Catatau, Smufs, Penélope Charmosa, Salsicha e Scooby, dentre tantos outros...


Não tem como falar de programas infantis dos anos 80 sem fazer referência ao quarteto dos Trapalhões. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, faziam a nossa alegria antes de iniciar o Fantástico. Juntos, sem dúvida eram imbatíveis, não só no seu programa, mas também nos vários filmes que lançaram. Sempre destaco Os Santimbancos Trapalhões, de 1981, que até hoje me emociona muito.

Com a morte de Zacarias e Mussum não teve como se falar em manter o grupo e como não poderia deixar de ser, os Trapalhões acabaram. Em uma tentativa desesperada de reaver o sucesso perdido a Turma do Didi não chegou sequer aos pés do que um dia foi a formação original do grupo.

Claro que hoje em dia existem desenhos didáticos que estimulam a criatividade das nossas crianças. Backyardigans e Pinky Dinky Doo são exemplos. Mas na televisão aberta é realmente muito complicado encontrar algo com algum conteúdo para uma criança assistir, pois todos os programas (mesmo os infantis) são recheados de violência ou da mais pura sacanagem.

Eu prefiro sempre gravar os desenhos que a AC vai assistir, pois essa é a maneira que encontrei de ''passar um filtro'' no conteúdo dos programas que ela assiste.


Sendo assim, muitas vezes procuramos vídeos no youtube para variar o que ela assiste, e em uma dessas varreduras buscamos alguns vídeos do Balão Mágico.
Para minha surpresa e absoluta alegria, a AC ficou fascinada pelos clipes!!! Olha mil vezes e já decorou algumas músicas!

Me emocionei ao ver o clipe de Superfantástico e também ao vê-la cantando junto depois de assistir algumas vezes. Como disse Djavan: ''Superfantasticamente, as músicas são asas da imaginação...''

Quero fazer o possível pra mantê-la dentro deste universo. Enquanto eu conseguir apresentar, com sucesso, desenhos e músicas "da minha época", vou fazer!

Vou fazer, pois julgo que nossa geração é bem menos problemática do que as posteriores. Se isso se deve aos métodos de ensino, a liberdade oferecida pelos pais, ao fácil acesso ao mundo eletrônico e virtual... não sei! E honestamente? Não vou perder meu tempo pensando nisso!

Acredito que estou fazendo a minha parte, cuidando da minha filha da melhor maneira possível, desligando a televisão quando percebo que o nível da programação despenca e "créus" começam a tocar. Principalmente, estou tentando fazer com que ela não perceba as maldades e malícias do mundo para que possa viver intensamente os primeiros anos da sua vida!

2 comentários:

disse...

A Giullia adora os desenhos do Discovery Kids e ali sim, eles são feitos para crianças. Mas nas TVs abertas tem muito desenho ruim mesmo...
Mas como hoje, os desenhos que víamos tb ensinavam besteiras, temos que ser honestas...
Adoro tb mostrar esses desenhos antigos e tb as músicas do tipo Arca de Noé e cia!!

Manu disse...

Com certeza Ká. Não dá pra generalizar. Mas já fazendo isso, acho que a televisão aberta era um pouco mais "saudável" na nossa época.
Antes, desenhos violentos eram no estilo Thundercats, Caverna do Dragão e He-Man... água com açúcar perto do que as crianças assistem hoje em dia.
Que saudade dos Ursinhos Carinhos, Ursinhos Gummy, Smufs, Pôneis, Topo Gigio...
:-(