terça-feira, 10 de novembro de 2009

55ª Feira do Livro de Porto Alegre


Iniciou no dia 30 de novembro a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país.
A feira é realizada na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, com a área infantil e juvenil instalada as margens do Rio Guaíba, no cais do porto.

Eu adoro ir a Feira do Livro. Sempre dou uma passadinha por lá pra dar uma espiada.

Nos tempos em que estava na faculdade, ficava mais tempo nas bancas que continham livros jurídicos.
No ano que a AC nasceu (2007), não fui até a feira, por julgar que ela era pequena demais para frequentar um local tumultuado como é a Praça da Alfândega em dias de Feira do Livro.

Mas afinal, Feira do Livro é um passeio bacana pra crianças pequenas?

A resposta é SIM!!

Na edição de 2008 levamos a AC. Confesso que não tive muitas expectativas, pensei que ela não fosse aproveitar nada.

Mas criei coragem, ''slinguei'' a pequena e fomos.
Ela ficou simplesmente deslumbrada com todas aquelas cores e formas!

Ela mesma escolheu os seus livrinhos. Foram 4 ao todo! Livros específicos para a idade dela e ótimos para auxiliar no seu desenvolvimento e aprendizado.

Nesta edição então, ela aproveitou mais ainda!! Fomos até um espaço do Sesi, onde as crianças (e os adultos também), tem um cantinho mais tranquilo e climatizado pra curtir livros e revistas.

AC e Henrique, lendo no espaço Sesi. Concentração total...

Esse espaço é bacana até pra direcionar um foco de interesse nas bancas. O Henrique, por exemplo, está totalmente fascinado por dinossáuros! Vendo um livro sobre os ''bichinhos'' no espaço do Sesi, não restou dúvidas sobre o tipo de livros que ele procurou nas bancas...

AC também escolheu alguns livrinhos. Os eleitos foram livrinhos com atividades, principalmente com figuras pra pintar...

A feira também oferece inúmeras atrações nos pavilhões do cais do porto. Teatros, oficinas de pintura, oficinas de música, uma praça de alimentação com vista pro Guaíba... Diversão garantida pro dia inteiro.

Dá pra conferir a programação da feira pelo site. Ainda tem uma semana pela frente (a feira vai até o dia 15/11), se houver interesse, é só clicar aqui.

A melhor maneira de cultivar dentro das crianças o interesse por literatura, é mantê-la dentro desse ambiente sempre. Estimulando, incentivando e mostrando como podemos viajar se estivermos em contato com esse universo!

O único inconveniente de ir a feira com crianças, é o fato de ser totalmente inviável uma visita aos stands da área reservada aos adultos. O passeio acaba se tornando extenso e cansativo demais para os pequenos e acabamos não conseguindo aproveitar o que a feira oferece.

Então, fica a dica: ir em um dia apenas para curtir a área infantil e caso tenha interesse em visitar outras áreas, deixar as crianças em casa e se aventurar sozinho (ou com alguém com o mesmo ponto de interesse e paciência que você...)

Nenhum comentário: