quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Câncer de Mama


O assunto até pode ser batido... mas vamos lá.
Muitos devem saber que fomos surpreendidos em julho do ano passado por um câncer de mama descoberto em minha mãe.
A primeira pergunta foi: "mas como, se faço mamografia a cada 6 meses?"
Bem, vou voltar um pouquinho pra ilustrar melhor.
A 4 anos atrás, minha mãe foi fazer uma cirurgia estética nos seios, e o cirurgião plástico retirou da mama direita uma "bolinha" que foi para análise.
A resposta do laboratório sobre o que seria tal lesão foi inconclusiva, o que nos deixou apreensivos por um tempo. Em conversa com o ginecologista que sempre a acompanhou, ele afirmou não ser nada grave mas que deveria haver um acompanhamento semestral para previnir futuros problemas. Nos termos dele, o seio da minha mãe já não era nenhuma "Brastemp".
E assim ela fez, acompanhou durante 3 anos através de mamografia que nunca apresentou nenhuma alteração.
Até que em julho do ano passado ela notou a presença de um nódulo com a mão, e por sorte procurou ajuda médica no mesmo dia.
O mesmo ginecologista que a acompanhou, pediu uma mamografia de urgência. Ela foi até a clínica que sempre vamos quando se trata de urgência e emergência (Pronto-Atendimento da Unimed - em Esteio), mas o aparelho de mamografia estava em manutenção.
O médico da clínica, vendo o desespero dela, fez então uma ecografia mamária, e foi através dela que minha mãe descobriu o problema.
Voltando ao ginecologista, apresentou o resultado da ecografia mamária, e ele pediu que ela fizesse uma mamografia, pois não poderia confiar no resultado de uma eco.
Bem, em resumo, nesse mesmo dia ela fez uma mamografia - que não apresentou nenhuma alteração - e outra ecografia que confirmou o diagnóstico da primeira.
Fomos em busca de um mastologista e todo o procedimento é aquele que todos conhecem: biopsia, cirurgia, reconstrução, quimioterapia, radioterapia, tratamentos, abalo pscicológico. É como se realmente tivessem retirado o chão debaixo dos nossos pés...
A lesão que ela havia tirado do seio no momento da cirurgia plástica era o que o mastologista qualificou como uma "lesão pré-câncer", e merecia ter sido melhor observada.
Hoje ela está bem fisicamente, ainda em tratamento mas em uma fase bem mais branda.
O olho do furacão passou...
O que eu quero com esse post?
Quero mostrar o quanto é importante o auto-exame, o quanto é importante não ficarmos satisfeitos com qualquer resposta. Da importância de buscarmos sempre um profissional de saúde do qual confiamos e temos referências.
Minha mãe está viva e está bem, pois teve a sorte de não ter um tumor muito agressivo e de ter encontrado excelentes profissionais pelo caminho.
Mas por imperícia de um médico, a coisa poderia ter sido diferente...
É feita muita campanha sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Eu peço que não fiquem satisfeitas com isso, peçam sempre mais. Prevenção nunca é excesso!!!!!!!!
Façam auto-exame, façam mamografias e também ECOGRAFIAS MAMÁRIAS!
Atitudes simples podem fazer toda a diferença!
Por favor, cuidem-se!!!
Nunca é cedo para iniciar a prevenção...

Nenhum comentário: