segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Relacionamentos Virtuais

Ontem, lendo um texto escrito por meu querido Lourenço Benetti sobre relacionamentos que surgem no meio virtual, senti vontade de expressar minha opinião sobre o tema.

Embora eu conheça pessoas que sejam avessas a aceitar que amizades virtuais possam ser reais, e respeito a opinião de cada um, tenho que frizar que acredito muito neste tipo de relacionamento.

Tenho facilidade em me relacionar virtualmente com as pessoas e fiz muitos grandes amigos neste meio.

Tenho um grupo de amigas que se uniram através da dor da perda de uma gestação. Somos hoje um grupo de 18 mulheres que tiveram um aborto espontâneo e buscamos consolo e ajuda em uma comunidade do "falecido" Orkut, chamada Sofri um Aborto. Começamos a perceber afinidades e formamos um sub-grupo que hoje se reúne no facebook.
Todas nós já temos nossos filhos e superamos da maneira possível a dor que nos uniu. O que restou foi uma amizade sincera, despida de preconceitos, onde há respeito pelas nossas diferenças, ajuda mútua e principalmente um carinho incondicional!

Outro grande grupo que me envolvi são as chamadas Mafagafas. Somos todas mães e nossos filhos tem todos a mesma idade. Nos unimos também em uma comunidade do orkut, ainda durante a gestação, buscando ajuda para sanar nossas angústias, nossas dúvidas....

E recentemente me envolvi com um novo grupo, que confesso nem saber direito como se formou. Somos os MAIS! Não me pergunte "mais" o que!!! Somos os mais qualquer coisa que tu quiseres. Podendo ser até os MAIS chatos!

No nosso dia-a-dia, dividimos alegrias, risadas, angústias, problemas. Se um amigo fica sem aparecer por um tempo considerado "anormal", ligamos, mandamos mensagem, nos importamos.

Muitas vezes, conhecemos um amigo através de redes sociais por indicação de outros amigos, por afinidades nos estilos ou pelos mais variados motivos. Por muitas vezes, já adicionei pessoas sem ao menos conhecê-las pessoalmente (e muitas ainda nem conheço) e mais tarde passamos a conhecer a pessoa pessoalmente e, mesmo sendo a primeira vez que olhamos nos olhos dela, temos a sensação de que já a conhecemos desde a infância.

Não existe uma maneira de separar o que é um amigo real de um amigo virtual... muitos dos meus amigos virtuais são infinitamente mais "reais" e muito mais leais do que os que estão no meu dia-a-dia.

Só quem AMA seus amigos virtuais, vai conseguir entender o que eu estou falando!!!

Se bem que, amizade verdadeira não é pra ser entendida.... basta sentir....

3 comentários:

Deise Guimarães disse...

Muito feliz de fazer parte desta historia!

Manu disse...

Sem dúvida Deise!!
Uma parte importante da história!!!

Anônimo disse...

Olá, minha grande amiga e escritora preferida!
Antes de mais nada, sinto-me triplamente honrado: primeiro, pela citação do meu texto indigesto que, pelo que vimos, no grupo, não agradou muita gente e continua em stand by ; segundo, porque tive direito até mesmo à foto, representando, é claro todos os MAISes; e, finalmente, e acima de tudo, por fazer parte desse grupo fantástico, que movimenta meus dias e torna minha vida mais leve.
Em um dos últimos parágrafos, você escreve algo verdadeiro e surpreendente, mas que eu ainda não sei explicar. Algumas pessoas que conhecemos em redes sociais são os familiares que não tivemos a oportunidade de escolher e, de uma forma mágica, parece que nos conhecemos há anos, quando surge o momento de uma conversa cara à cara, olho no olho, temos a certeza inexplicável que trilhamos trajetórias semelhantes e, em algum trecho do caminho, teríamos de nos encontrar.
Sou, infinitamente, grato por ter encontrado cada um de vocês. E, concordo, novamente, apenas quem passa por isto é capaz de compreender.
Um milhão de abraços!!!!
Lourenço.