quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lula X SUS

Mas no Brasil tudo vira circo mesmo!!! Put a keep are you!


Eis que o Lula aparece com câncer.


E então, surgem comentários nas redes sociais, sugerindo que o ex-presidente busque auxílio junto ao SUS (coisa que ele fez questão de deixar claro que faria se um dia viesse precisar...).


Bastou para que houvesse uma enxurrada de comentários de pessoas que, a meu ver, entenderam apenas o que quiseram entender...


Confesso que fiquei impressionada com a repercussão disso e principalmente com as mais variadas interpretações que surgiram em tão pouco tempo!


É ÓBVIO que desejo ao Lula uma plena recuperação, assim como desejo a todos os portadores desta maldita doença!


Só quem já teve uma pessoa querida enfrentando um câncer entende o que eu estou dizendo...


Desejar que o Lula fizesse o tratamento pelo SUS, por acaso, é ofensa? Se a resposta for sim, é a prova de que realmente tem algo errado aí...


De maneira nenhuma a brincadeira foi contra a pessoa ou a doença. Foi sim uma manifestação contra os problemas enfrentados pelo nosso sistema de saúde que agoniza!


Não adianta vir me dizer que o sistema de tratamento para pacientes com câncer no Brasil é modelo no mundo e tantas outras balelas! De nada adianta se a maior parte dos doentes não tem condições de receber o tratamento, pois acabam morrendo na fila dos postos e hospitais a espera de um correto diagnóstico ou então a espera da própria medicação. E como vocês sabem o câncer não é uma doença que respeite o tempo das filas do SUS...


Já perdi uma tia aguardando um diagnóstico... Aguardando um leito hospitalar...


Enfim...


Dia desses ouvi em um noticiário da rede plim-plim a seguinte frase: “Tudo que você precisa saber sobre a luta do ex-presidente Lula contra o câncer.”


Na boa... eu não preciso saber NADA sobre a luta dele contra o câncer! Desde quando esse tipo de coisa acrescenta algo na minha vida ou na vida de quem quer que seja?


Vocês sabem o que eu preciso saber?


Preciso saber sobre novos tratamentos, novas tecnologias na área médica, novas pesquisas na área de combate ao câncer, novas técnicas cirúrgicas!


Preciso saber sobre a inauguração de novos hospitais, sobre equipes especializadas no atendimento a estes pacientes, sobre liberação de novos exames e planos de prevenção ao câncer.. Preciso saber que os médicos estão sendo remunerados de acordo com a responsabilidade que assumem ao dedicar a sua vida a cuidar da vida dos outros


Isso sim que eu preciso ver estampado nas capas dos jornais! Que quero ouvir no Jornal Nacional, no Fantástico e até mesmo estampado em outdoors!!!!


Estas sim são notícias que mudariam o meu dia, que me deixariam feliz, que me fariam acreditar em um futuro melhor pra minha filha!


Vocês sabiam que existe um exame (cujo nome não me recordo agora) que pode diagnosticar a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama com um simples estudo genético? Este exame não é disponibilizado na rede pública e por se tratar de um exame preventivo nem mesmo os convênios dão cobertura. É um exame feito apenas na rede privada e custa a bagatela de R$6.000,00. Em Porto Alegre, apenas uma clínica faz esse exame.


E daí eu fico me perguntando: O queJustificar sai mais barato? O que é mais lucrativo neste jogo podre de interesses?


Fornecer este exame ao menos as mulheres que estão em um grupo de risco ou deixar que estas mulheres adoeçam pra depois pagar o tratamento (que não é barato, pois uma única sessão de quimioterapia pode custar até R$18.000,00)?


Eu detesto economia BURRA!!! Economia tendenciosa!!! Isso me deixa puta da cara de verdade!


Não adianta gente! Não consigo adoçar o meu café com “hipocrisil”...


Assunto encerrado!


OBS: A imagem é a capa do Jornal Agora, de São Paulo, do dia 02/11/2011. Parabéns aos editores!

Nenhum comentário: