sábado, 4 de maio de 2013

Somos Tão Jovens - O Filme (SPOILER)



Sinopse
O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar, dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, “Somos Tão Jovens” apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração, iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro.
Fonte: http://www.somostaojovens.com.br/page/sinopse-1

Estava em contagem regressiva para a estréia de Somos Tão Jovens, o filme que conta a trajetória de Renato Manfredini Júnior até o estrelato.

Quem me conhece sabe que eu fiquei em cólicas com a ideia de assistir o Deus da Música representado nas telonas! Renato Russo tem uma importância gigante na minha vida desde que me conheço por gente.
Suas letras sempre atuais, retratam com maestria a realidade brasileira e principalmente a alma humana. Ao menos a minha...
Um poeta que simplesmente marcou gerações e continua a fazer novos fãs mesmo 16 anos após a sua morte.


Thiago Mendonça simplesmente arrasou na interpretação. O jeito de arrumar o óculos, de mover as mãos, a dança desajeitada que Renato Russo fazia, a voz, a forma de falar, expressões faciais... tudo... simplesmente tudo perfeito. Um show de profissionalismo, de dedicação e quase me levou as lágrimas em vários momentos.


Todavia, como conhecedora da obra e da vida de Renato, acredito que o filme poderia ter sido infinitamente melhor.
Várias passagens da vida de Renato foram mal exploradas. A doença que deixou o astro em uma cadeira de rodas por 2 anos, o que é um marco importante principalmente na formação musical dele, foi suscitada de maneira breve e deixou quem não conhece bem a história de Renato, sem entender muita coisa.
O período em que ele foi professor de inglês também deixou muito a desejar.
Convívio com as drogas e com o álcool foram colocados no filme de forma tão singela que chega a doer...

Agora, o que me dá um pouco de esperança, é imaginar que esse filme realmente se tornará uma trilogia.

O filme termina no exato momento em que a Legião Urbana faz seu primeiro show no Circo Voador em 1985, ano de gravação do seu primeiro disco.

Quando pensamos que o filme vai começar, ele simplesmente termina deixando todos os fãs sem entender o que está acontecendo.


O ápice do sucesso, o nascimento do filho, a descoberta de ser portador do vírus HIV, a mudança visível no estilo musical que foi acontecendo ao longo da carreira, os momentos de introspecção com a gravação do CD em italiano e em inglês, a morte do astro.... são momentos que os fãs gostariam de ver retratados e que simplesmente não foram abordados...

Ok, o filme tinha como ênfase a vida de Renato até atingir o estrelato. Mas acredito que poderiam ter exposto, mesmo que de forma breve, toda a carreira até a dissolução da banda com a morte do Renato.

Um excelente exemplo de filme bem dirigido é Cazuza, que mostrou toda a trajetória dele  antes da fama até a sua morte...

Enfim, fica aqui uma pequena crítica de uma fã inveterada que ficou revoltada ao ver que tanta coisa importante foi omitida...

Um comentário:

Paula Cristina disse...

Pois é Manu, eu fiquei com a mesma sensação... Acho que poderiam ter citado, em palavras que seja, muita coisa que aconteceu ao longo da carreira. Ficou o gostinho de "quero mais", de "acabou?"...
Renato Russo também tem uma grande importância em minha vida e levei uma verdadeira legião de gente pra assistir comigo na esperança de que entendessem porque eu o venero tanto. Acho que deixei o pessoal assustado! hahaha