sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Reflexo no espelho quebrado

As vezes estamos tão preocupados em nos resguardar, em nos proteger do mundo, em tentar cobrir nossas feridas com qualquer pedaço de esparadapro imundo, que não nos damos conta do quanto estamos ficando cada vez mais longe da cura para determinada ferida.

Eu, no auge dos meus problemas, dos meus dilemas, dos meus conflitos, busco consolo naquilo que me faz esquecer as dores. Procuro a noite, procuro estar entre pessoas, faço amizade até com cachorro de rua.

Mas mantenho uma faixa amarela identificando que qualquer um deve manter distância de mim. Uma distância segura. Minha segura ostra... Minha amada armadura...

Tenho medo até da minha sombra... medo de me abrir, medo de correr, o medo que me paralisa... o medo que já tantas vezes mencionado

Então, pensando ter perdido o medo e deixado cair a armadura, esbarramos em pessoas "diferentes" e passamos a julgá-las de acordo com aquilo que estamos acostumados.

Quando acostumamos a conviver com mentiras, a verdade nos parece algo completamente surreal...

E de repente, não mais que de repente, nos embarramos com uma muralha. O acaso nos coloca frente a frente com algo que jamais esperamos encontrar.

Passamos então a buscar falhas, justamente por não conseguir compreender as verdades que estão estampadas na nossa cara.

E eis que ali estão elas: as feridas expostas do outro.
Ele nada mais é do que teu reflexo em um espelho quebrado.
Tu conhece os medos dele, tu sabe exatamente onde deve ser colocado esse torniquete.
Essas feridas parecem que nunca vão parar de sangrar.
Vamos enfraquecendo, empalidecendo....

Depressão... sensação de morte....
Entrega a uma fuga.
Um desespero por não saber pra onde ir
A única vontade é buscar a felicidade, mas o buraco é fundo e escuro...

E é nesse momento, conseguindo se abrir e enxergar a dor do outro...
Ver que não está sozinho, que existem mais sobreviventes nessa guerra que é a vida...
Exatamente nesse momento que conseguimos forças pra fazer os remendos e buscar ajudar quem também precisa.

Querer fazer bem a alguém.
Querer que esse alguém te faça bem.
Permitir.
Acolhimento.

Juntar esses cacos de espelho quebrado, aceitar os riscos dos cortes iminentes.
Fazer desses cacos um mosaico.
Extrair do lixo uma obra de arte.
Permitir-se cicatrizar e ver com isso a improvável felicidade renascer...

Um comentário:

Anônimo disse...

Impossível não lembrar de:

"Toda imagem especular é autenticada pelo Outro." [Lacan]