quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Capítulo importante do diário de uma ex-obesa

Bem, demorei um pouquinho pra voltar aqui e dar notícias da minha cirurgia... mas por aqui está bem corrido!


Dia 11 completo 9 meses de cirurgia bariátrica, 33kg eliminados. Tenho consulta mensal com o meu cirurgião e com um clínico geral da equipe. Tenho pecado um pouco com relação a nutricionista, mas uma das minhas promessas pra 2011 é cuidar um pouco dessa parte também.

Essas consultas mensais são para monitorar a perda de peso, que agora é beeeem mais lenta (estou perdendo por volta de 2kg por mês) e também para avaliação do meu estado geral, controle de exames, vitaminas...

Minha alimentação hoje é muito melhor do que antes da cirurgia, como pouco e com melhor qualidade.

Sim, claro que eu como bobagens!!!

Como doce (com alguns episódios de dumping pelo caminho), tomo refri (zero), como pizza (geralmente opto por comer o recheio e deixar a massa, devido ao pouco espaço físico), como xis, batata frita...

Claro que não faço isso todos os dias! É de vez em quando... mas não me privo de nada.

É claro também que não consigo comer muito.

Pizza, mesmo retirando parte da massa, consigo comer uns 3 pedaços (nem perto das 16 fatias de antigamente), quando como xis, geralmente peço um mini e ainda assim não como tudo...

O que importa é que o comentário de que, quem faz redução de estômago nunca mais vai ter vida normal, não passa de lenda!

Não fiquei com nenhum tipo de intolerância. Claro que doces podem desencadear um mal-estar se comido em excesso e frituras também podem causar um certo "desconforto intestinal", mas tendo prudência a vida flui normalmente.

Se eu passo mal? Sim, já passei por alguns entalos e como disse acima, algumas poucas crises de dumping. Mas sempre consigo identificar o que fiz de errado. As vezes, como na quantidade certa os alimentos certos, mas comer rápido demais e não mastigar o suficiente, podem ser fatores que determinam entalos e sensações de estufamento.

Se eu já vomitei? Não, nunca!
A única vez que "voltou" algo, foi num dia que "esqueci" da cirurgia e tomei um copão de água de uma vez só. Automaticamente precisei cuspir o excesso de água, pois literalmente não coube no
meu estômago.

Estou imensamente feliz com o resultado!

Feliz por ter novamente disposição física pra fazer algumas coisas que antes não conseguia.

Feliz por entrar em qualquer loja e saber que vou encontrar roupas do meu tamanho.

Feliz por estar em paz comigo mesma, com a auto-estima em dia.

Feliz por ver o orgulho da minha família e dos meus amigos.

Feliz por ter a certeza de que sou uma vitoriosa e sirvo de exemplo pra pessoas que enfrentam a mesma doença que eu.

Mas nenhuma vitória se constrói sozinha, e quero aqui agradecer publicamente a todos aqueles que, de uma forma ou outra, me ajudaram nesse período díficil que abrange desde a decisão de optar por uma cirurgia como essa, até as metas serem atingidas.

Em primeiro lugar, quero agradecer ao Dr. Sérgio Pioner, nosso "anjo". Um médico não só de profissão, mas sim de alma. E também, agradecer a toda a equipe, inclusive pelas puxadas de orelha (né Dr. Fernandão? rs)

Agradecer também ao meu grande amigo Alex, que foi quem me indicou o Dr. Pioner. O Alex fez cirurgia também e teve uma recuperação maravilhosa, tendo sido esse um fator determinante na minha decisão.

Agradecer a minha família, por ter respeitado minha decisão e me apoiado (mesmo ficando com alguns cabelos brancos a mais).

Ao meu marido, por ter ficado do meu lado incondicionalmente e ter cuidado de mim no pós-cirurgico, sempre com muito carinho e dedicação.

Aos meus colegas de trabalho e meus amigos que, em meio a uma tentativa desesperada, brigaram comigo tentando fazer com que eu desistisse da idéia (né chefe? né Apa?), o que de certa forma me fez perceber ainda mais o quanto as pessoas se importam comigo e isso me deu ainda mais força pra seguir em frente e ter sucesso na minha decisão.

Estou quase atingindo a meta de peso que foi determinada, faltam apenas 5 kg, e essa vitória dedico a todos vocês.

Agora estou prestes a entrar em outra etapa do tratamento para a obesidade que iniciou com a cirurgia bariátrica. Vou precisar fazer algumas cirurgias plásticas corretivas para retirada do excesso de pele proveniente da redução de peso. Inicialmente, vou fazer dermolipectomia abdominal, que será complementada com uma dorsoplastia (lipoescultura) e um inxertinho do bumbum pra dar uma "calibrada no pandeiro", hehehe

Já estou fazendo alguns exames pré-cirurgicos, mas ainda preciso eliminar esses 5kg que faltam. Pretendo operar por volta de fevereiro-março de 2011.

Feitas todas as plásticas necessárias, devo retirar por volta de 5kg entre pele e gordura localizada, o que totalizaria menos 10kg do que estou hoje. Sinceramente, não vejo necessidade de eliminar mais peso do que isso.

Hoje, meso com pelancas pra todos os lados, já me sinto uma pessoa magra.

Agora a contagem regressiva é para essas novas cirurgias...

Bem, mas isso é uma outra história...

Beijinhos

Nenhum comentário: