Passamos o ano inteiro nos programando pra chegada das férias!
Na semana que antecede todos nós começamos até uma contagem regressiva. Chega a ser emocionante.
Até que chega o dia! Postagens em redes sociais, despedida dos colegas de trabalho, bate-se o ponto com um sorrisão nos lábios
E iniciamos então o período mais aguardado do ano.
Arrumamos a mala para encarar as férias e "vamo simbóra". Freeway lotada, engarrafamentos quilométricos, carro parado, criançada perguntando se falta muito. Ou então, o caos aéreo normal no período de verão. Mas não tem problema não... estamos de férias!
E lá estamos nós rumo ao nosso destino.
A rotina da praia nas férias uma coisa um tanto quanto curiosa.
Sempre mais ou menos a mesma coisa...
Levantamos da manhã, besuntamos todo mundo com protetor solar, coloca biquini, boné, sacola com tudo que pode ser necessário e seguimos pra praia.
Saímos de casa arrastando cadeira, boné, baldinho, pazinha, bolsa térmica, guarda-sol e a criançada rua afora.
Ao chegar, ficamos nos degladiando com outros humanos que estão em férias pra conseguir um espaço pra colocarmos as cadeiras, a esteira, o baldinho, as crianças e o guarda-sol.
Após conseguirmos o espaço começa o trabalho inútil de colocar o guarda-sol fixo na areia. Sim, inútil, pois nunca as crianças ficam embaixo do dito guarda-sol.
E entao ficamos lá, sentados ou deitados com aquele sol na moleira, se esforçando pra conseguir hum belo Câncer de Pele. Quando a gente se dá conta, os miolos já estão fritando.
Um olho pro guarda-sol não voar, outro no boné, outro nas crianças que brincam a beira-mar... OPA! Já são 3 olhos!
Tentamos então relaxar lendo um livro ou tirar uma soneca (deitados no chão ou então naquelas cadeiras mega desconfortáveis) e quando estamos quase conseguindo um minuto de paz, somos interrompidos por um arrastão de ambulantes que surgem vendendo todo o tipo de coisas que a tua imaginação poderia supor.
É melhor desistir e ficar então observando as maravilhas da praia!
Aquele festival de homens barrigudos de sunga branca, aquelas mulheres cheias de pelanca e celulites, descabeladas por causa da maresia, aquela gente grudenta de tanto passar filtro solar e fedendo por causa do suor e da água salgada, as crianças correndo e gritando pra todos os lados enlouquecidamente.
No fim do dia voltamos pra casa. Arrastando as cadeiras, guarda-sol, baldinho, crianças.
Tudo à milanesa!!
Todo mundo chega em casa empanado de tanta areia. Vai tomar um banho e esfrega aquele sabonete que mais parece um esfoliante graças a essa areia.
Da banho na criançada, e sai pra disputar espaço dessa vez em algum restaurante.
Voltamos pra casa pra começar tudo de novo no outro dia.
E há quem tenha a cara de pau de me dizer que férias servem pra descansar...