quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Intensidade...

"Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoraçao ou seu desprezo.O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia."
Sempre Martha Medeiros

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que eu tenho a ver com isso?


Discutir homofobia nunca esteve tão na moda como hoje em dia. O assunto está realmente "na crista da onda" e parece que virou febre em redes sociais a manifestação contra ou a favor dos homossexuais.

Que os seres humanos sempre buscam formar um "pré-conceito" sobre tudo, já sabemos. É inerente a condição humana achar que tudo que é diferente dele próprio, é estranho. Não só quanto a sexualidade, mas em tudo na vida. Esses dias li que, se alguém é mais devagar do que você, é um lerdo, se é mais rápido, é um maníaco. Sou obrigada a concordar que o mundo se comporta desta forma.

Não vejo nada de errado em olharmos aquilo que é diferente e buscarmos aprender com situações novas ou inusitadas. Muito pelo contrário! Adoro discussões, fóruns, troca de idéias... tenho verdadeira fome de polêmica!

E, nada mais polêmico hoje em dia do que homofobia. Contudo, não consigo entender a verdadeira razão de algumas pessoas se manifestarem contra ou a favor dos homossexuais!

Pra mim, sinceramente, não interessa o que os outros fazem na cama!!! Não creio que a sexualidade de uma pessoa possa intervir diretamente no seu caráter ou na sua produtividade frente as batalhas da vida.

É normal vermos hoje em dia casais homossexuais andando de mãos dadas, casais buscando seus direitos com relação a adoção de crianças, a vínculo civil e tantas outras situações... E me alegra ver que a maior parte da sociedade está sendo compreensiva e que inclusive os legisladores estão prestando um pouco mais de atenção a isso, fazendo com que as leis passem a proteger os homossexuais da mesma maneira que protegem outras minorias (e deixo claro aqui que essas leis são bem-vindas, mas que no mundo ideal elas deveriam ser desnecessárias!) que convivem com agressões gratuitas vindas de quem, certamente, não possui defeitos! Claro! Pois não consigo imaginar que uma pessoa normal, dotada de defeitos e qualidades, possa vir a julgar alguém!

Tenho convivido diretamente com o preconceito dentro da minha própria família e é algo bem difícil de administrar, ainda mais quando os envolvidos são pessoas que amamos e estão fechadas, e não aceitam de forma alguma a opção alheia.

Faço o que posso, o que está ao meu alcance e de acordo com as minhas convicções, mas não é fácil estar no meio de algo que acabou se tornando um "fogo cruzado" quando deveria ser apenas a aceitação do diferente...

E confesso que as vezes minha vontade é gritar a plenos pulmões: O que é que eu tenho a ver com isso?

Quando a sua vida for perfeita e servir de exemplo pra humanidade, você terá o direito de julgar os outros...

Sem mais!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Relacionamentos Virtuais

Ontem, lendo um texto escrito por meu querido Lourenço Benetti sobre relacionamentos que surgem no meio virtual, senti vontade de expressar minha opinião sobre o tema.

Embora eu conheça pessoas que sejam avessas a aceitar que amizades virtuais possam ser reais, e respeito a opinião de cada um, tenho que frizar que acredito muito neste tipo de relacionamento.

Tenho facilidade em me relacionar virtualmente com as pessoas e fiz muitos grandes amigos neste meio.

Tenho um grupo de amigas que se uniram através da dor da perda de uma gestação. Somos hoje um grupo de 18 mulheres que tiveram um aborto espontâneo e buscamos consolo e ajuda em uma comunidade do "falecido" Orkut, chamada Sofri um Aborto. Começamos a perceber afinidades e formamos um sub-grupo que hoje se reúne no facebook.
Todas nós já temos nossos filhos e superamos da maneira possível a dor que nos uniu. O que restou foi uma amizade sincera, despida de preconceitos, onde há respeito pelas nossas diferenças, ajuda mútua e principalmente um carinho incondicional!

Outro grande grupo que me envolvi são as chamadas Mafagafas. Somos todas mães e nossos filhos tem todos a mesma idade. Nos unimos também em uma comunidade do orkut, ainda durante a gestação, buscando ajuda para sanar nossas angústias, nossas dúvidas....

E recentemente me envolvi com um novo grupo, que confesso nem saber direito como se formou. Somos os MAIS! Não me pergunte "mais" o que!!! Somos os mais qualquer coisa que tu quiseres. Podendo ser até os MAIS chatos!

No nosso dia-a-dia, dividimos alegrias, risadas, angústias, problemas. Se um amigo fica sem aparecer por um tempo considerado "anormal", ligamos, mandamos mensagem, nos importamos.

Muitas vezes, conhecemos um amigo através de redes sociais por indicação de outros amigos, por afinidades nos estilos ou pelos mais variados motivos. Por muitas vezes, já adicionei pessoas sem ao menos conhecê-las pessoalmente (e muitas ainda nem conheço) e mais tarde passamos a conhecer a pessoa pessoalmente e, mesmo sendo a primeira vez que olhamos nos olhos dela, temos a sensação de que já a conhecemos desde a infância.

Não existe uma maneira de separar o que é um amigo real de um amigo virtual... muitos dos meus amigos virtuais são infinitamente mais "reais" e muito mais leais do que os que estão no meu dia-a-dia.

Só quem AMA seus amigos virtuais, vai conseguir entender o que eu estou falando!!!

Se bem que, amizade verdadeira não é pra ser entendida.... basta sentir....

sábado, 12 de novembro de 2011

Definição da palavra CAFAJESTE

cafajeste (ca-fa-jes-te)

s. m.

Bras. Indivíduo desqualificado e de péssimo comportamento.


Fonte: http://dicionarioweb.com.br


Vixi... não curti essa definição...


Pensei que digitando a palavra "cafajeste" no google, apareceria a foto de uma pessoa....


Realmente "Pai Google de Aruanda" não sabe tudo....


Ces't la fin de la piquê!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Clara como a luz do sol...






Minha obra de arte!

"Clara como a luz do sol...
Bela como a luz da lua...
Estrela do oriente nestes mares do sul..."

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ensinamentos de uma Raposa

A passagem mais linda da obra O Pequeno Príncipe....
O trecho que mais me cativou...

Amo demais esse livro e peço a todos os meus amigos que passarem por aqui, e que ainda não conheçam essa obra, que leiam. É uma leitura simples, envolvente, deliciosa!
A cada frase uma nova descoberta, uma nova mensagem, um novo contato com a filosofia, um novo ensinamento de VIDA!
Se todas as pessoas lessem O Pequeno Príncipe e conseguissem colocar em prática todos os ensinamentos que constam ali, com certeza o mundo seria um lugar infinitamente melhor.


Diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe

"...

E foi então que apareceu a raposa:


- Boa dia, disse a raposa.


- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.


- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira…


- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita…


- Sou uma raposa, disse a raposa.


- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste…


- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.


- Ah! desculpa, disse o principezinho.


Após uma reflexão, acrescentou:


- Que quer dizer "cativar"?


- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?


- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?


- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?


- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?


- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços…"


- Criar laços?


- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…


- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor… eu creio que ela me cativou…


- É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra…


- Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.


A raposa pareceu intrigada:


- Num outro planeta?


- Sim.


- Há caçadores nesse planeta?


- Não.


- Que bom! E galinhas?


- Também não.


- Nada é perfeito, suspirou a raposa.


Mas a raposa voltou à sua ideia.


- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…


A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:


- Por favor… cativa-me! disse ela.


- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.


- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!


- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.


- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto…


No dia seguinte o principezinho voltou.


- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração… É preciso ritos.


- Que é um rito? perguntou o principezinho.


- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!


Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:


- Ah! Eu vou chorar.


- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse…


- Quis, disse a raposa.


- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.


- Vou, disse a raposa.


- Então, não sais lucrando nada!


- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.


Depois ela acrescentou:


- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.


Foi o principezinho rever as rosas:


- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela á agora única no mundo.


E as rosas estavam desapontadas.


- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.


E voltou, então, à raposa:


- Adeus, disse ele…


- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.


- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.


- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.


- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa… repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.


- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa…


- Eu sou responsável pela minha rosa… repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."


Fonte: trecho extraído da obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry - capítulo XXI

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Um copo de sinceridade

Caraca!! Vou ter que confessar uma coisinha aqui. Vocês prometem que não contam pra ninguém?

Tem dias que eu me sinto a própria melancia no sol: prontinha pra fazer mal pra alguém! Como diz uma grande amiga minha: "Tem dias em que estamos cítricas!"

Quando eu gosto de alguém, não gosto pela metade. Se a pessoa me conquista, essa pessoa tem o meu melhor.

"És eternamente responsável por aquilo que cativas." - disse a raposa ao Pequeno Príncipe...

Sou muito intensa nas minhas relações, gosto da presença, gosto de saber como a pessoa está, me importo e corro atrás mesmo, me apego muito fácil! E mesmo respeitando o meu tempo "só" (que saliento ser muito importante pra mim), faço questão de manter por perto as pessoas que de uma forma ou de outra são relevantes pra mim... E as pessoas deveriam se sentir responsáveis por isso!

Assim como deveriam se sentir responsáveis por sentimentos contraditórios que desenvolvemos por elas. E é por isso que não vou fingir que internamente não dou risada das pequenas "desgraças particulares" de algumas pessoas, de ver um singelo "quebrar a cara" por um motivo fútil... E isso não implica necessariamente em dizer que não gostamos da pessoa. Talvez seja uma maneira torta de demonstrar que me importo.

Sou rancorosa, sou birrenta, quando preciso sei ser vingativa... aprendi a ser dissimulada quando necessário... (coisa que até pouco tempo eu não conseguia ser). A vida nos ensina a ser assim e, sinceramente, não sei dizer se acho isso bom ou ruim... preciso refletir mais sobre isso. Mas só sei que, se alguém aí procura uma mulher perfeita, que compre uma Barbie!!!!

Acho muito lindo os discursos moralistas falando que deseja o bem a todos, que não se envolve com as coisas pois é superior a isso, que o que vem de baixo não me atinge... Tudo b-a-l-e-l-a!
Se alguém pudesse ler os nossos pensamentos e fôssemos condenados pelos crimes que praticamos em mente, certamente a maioria estaria em prisão perpétua!

O que limita esse instinto é a ética, é o bom-senso, a noção de risco, autocontrole... e é isso que nos difere de assassinos em série. #DexterFeelings

E querem saber mais? Vou ficar por aqui, pois até eu já estou ficando com medo de mim...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lula X SUS

Mas no Brasil tudo vira circo mesmo!!! Put a keep are you!


Eis que o Lula aparece com câncer.


E então, surgem comentários nas redes sociais, sugerindo que o ex-presidente busque auxílio junto ao SUS (coisa que ele fez questão de deixar claro que faria se um dia viesse precisar...).


Bastou para que houvesse uma enxurrada de comentários de pessoas que, a meu ver, entenderam apenas o que quiseram entender...


Confesso que fiquei impressionada com a repercussão disso e principalmente com as mais variadas interpretações que surgiram em tão pouco tempo!


É ÓBVIO que desejo ao Lula uma plena recuperação, assim como desejo a todos os portadores desta maldita doença!


Só quem já teve uma pessoa querida enfrentando um câncer entende o que eu estou dizendo...


Desejar que o Lula fizesse o tratamento pelo SUS, por acaso, é ofensa? Se a resposta for sim, é a prova de que realmente tem algo errado aí...


De maneira nenhuma a brincadeira foi contra a pessoa ou a doença. Foi sim uma manifestação contra os problemas enfrentados pelo nosso sistema de saúde que agoniza!


Não adianta vir me dizer que o sistema de tratamento para pacientes com câncer no Brasil é modelo no mundo e tantas outras balelas! De nada adianta se a maior parte dos doentes não tem condições de receber o tratamento, pois acabam morrendo na fila dos postos e hospitais a espera de um correto diagnóstico ou então a espera da própria medicação. E como vocês sabem o câncer não é uma doença que respeite o tempo das filas do SUS...


Já perdi uma tia aguardando um diagnóstico... Aguardando um leito hospitalar...


Enfim...


Dia desses ouvi em um noticiário da rede plim-plim a seguinte frase: “Tudo que você precisa saber sobre a luta do ex-presidente Lula contra o câncer.”


Na boa... eu não preciso saber NADA sobre a luta dele contra o câncer! Desde quando esse tipo de coisa acrescenta algo na minha vida ou na vida de quem quer que seja?


Vocês sabem o que eu preciso saber?


Preciso saber sobre novos tratamentos, novas tecnologias na área médica, novas pesquisas na área de combate ao câncer, novas técnicas cirúrgicas!


Preciso saber sobre a inauguração de novos hospitais, sobre equipes especializadas no atendimento a estes pacientes, sobre liberação de novos exames e planos de prevenção ao câncer.. Preciso saber que os médicos estão sendo remunerados de acordo com a responsabilidade que assumem ao dedicar a sua vida a cuidar da vida dos outros


Isso sim que eu preciso ver estampado nas capas dos jornais! Que quero ouvir no Jornal Nacional, no Fantástico e até mesmo estampado em outdoors!!!!


Estas sim são notícias que mudariam o meu dia, que me deixariam feliz, que me fariam acreditar em um futuro melhor pra minha filha!


Vocês sabiam que existe um exame (cujo nome não me recordo agora) que pode diagnosticar a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama com um simples estudo genético? Este exame não é disponibilizado na rede pública e por se tratar de um exame preventivo nem mesmo os convênios dão cobertura. É um exame feito apenas na rede privada e custa a bagatela de R$6.000,00. Em Porto Alegre, apenas uma clínica faz esse exame.


E daí eu fico me perguntando: O queJustificar sai mais barato? O que é mais lucrativo neste jogo podre de interesses?


Fornecer este exame ao menos as mulheres que estão em um grupo de risco ou deixar que estas mulheres adoeçam pra depois pagar o tratamento (que não é barato, pois uma única sessão de quimioterapia pode custar até R$18.000,00)?


Eu detesto economia BURRA!!! Economia tendenciosa!!! Isso me deixa puta da cara de verdade!


Não adianta gente! Não consigo adoçar o meu café com “hipocrisil”...


Assunto encerrado!


OBS: A imagem é a capa do Jornal Agora, de São Paulo, do dia 02/11/2011. Parabéns aos editores!

terça-feira, 1 de novembro de 2011


Siiimmmm!!! Sou eu!!!! Acreditem, por favor!!!

Bem, com certeza nem eu me reconheço as vezes... fiz questão de bloquear aquela imagem ali da esquerda.

Quando meu cérebro teima em não ver a minha diferença física, dou uma espiadinha nesta montagem e logo a ficha cai...

Nestas fotos, 42kg de diferença. Em 1 ano e 10 meses...

Assustador né?

Bem, espero que fotos assim sirvam de exemplo e motivação a todas as pessoas que precisam se submeter a um procedimento invasivo como uma cirurgia bariátrica em busca de melhores condições de vida.

Hoje em dia a comida não me governa. Claro que continuo gostando de comer e como com prazer. Mas é um prazer diferente. Não sinto mais a dependência que tinha da comida. Saio pra me divertir, jogar conversa fora, dar risada, curtir... e como pra me alimentar e manter a máquina funcionando.

A comida não é mais o foco das minhas atenções. Dificilmente vocês me verão saindo exclusivamente pra comer. Dia desses, fui à pizzaria e tomei apenas um suco de laranja. Não senti sequer vontade de comer!

Ontem fui comer um pratinha de sagu que estava na geladeira. A cara já não estava muito cristã. Provei e definitivamente não estava delicioso. Sem pensar duas vezes nem sentir pena, coloquei no lixo! Não vou comer algo e simplesmente ocupar meu pequeno estômago e engordar com uma coisa que não está d-e-l-i-c-i-o-s-a!

Quer saber? Faria tudo denovo!!!! ;-)